Notícias

13 de Jan de 2021

Papa recorda Ano de São José e anima a rezar apesar das dificuldades

O Papa Francisco recordou o ano de São José durante a audiência geral de 13 de janeiro e animou a rezar e louvar a Deus “apesar das alegrias e das dificuldades”.

“Neste ano consagrado a São José, espero que, apesar das alegrias e das dificuldades, nosso coração sempre esteja habitado pelo espírito de louvor”, disse o Papa durante a saudação aos fiéis de língua francesa, após pronunciar sua catequese sobre a oração de louvor.

O Ano de São José começou em 8 de dezembro de 2020 e termina em 8 de dezembro de 2021.

O Santo Padre convocou o Ano de São José para comemorar os 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, por meio do qual o Beato Pio IX declarou Santo José Padroeiro da Igreja.

Para tal, o Pontífice redigiu a carta apostólica Patris corde, que convocou este ano, que se estabelece para “que todos os fiéis com o seu exemplo (de São José) possam fortalecer diariamente a sua vida de fé em plena realização da vontade de Deus”.

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”, escreveu o Papa em Patris corde.

Além disso, o Santo Padre indicou que deseja destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “a própria Igreja de hoje precisa de pais”.

Durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Para obter a indulgência plenária, devem ser satisfeitas as condições prescritas pela Igreja para este fim: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

É possível lucrar as indulgências durante este ano por meio de dezenas de orações e ações diferentes, incluindo rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, ou meditar por pelo menos 30 minutos na oração do Pai-Nosso.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Comentários